Parques e monumentos de Sintra vão ser gratuitos aos domingos e feriados
Os parques e os monumentos que estão sob gestão da Parques de Sintra vão ter entrada gratuita aos domingos e feriados já a partir de 2 de janeiro de 2024 para todos os cidadãos com residência em Portugal.
Por isso, no próximo ano já sabe que pode visitar gratuitamente as atrações mais impressionantes da cidade: os Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, o Palácio de Monserrate, o Chalet da Condessa d'Edla, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos.
Até agora, estes parques e monumentos podiam ser visitados gratuitamente apenas pelos habitantes de Sintra, mas, a partir de janeiro de 2024, esta medida alarga-se a todos os portugueses.
Conheça uma seleção de monumentos para visitar em família:
Palácio da Pena – Palácio e Jardins
O Palácio Nacional da Pena é como uma joia sagrada que coroa a Serra de Sintra. O parque envolvente, em sintonia com o caráter feérico do palácio, desperta emoções de mistério e de descoberta. Nos seus recantos, os olhares perdem-se de encanto.
Os tons coloridos do palácio, expoente máximo do Romantismo em Portugal e obra eterna de D. Fernando II, Rei-Artista, abrem portas à imaginação de todos os que ali chegam, e os infinitos matizes de verde que pintam o parque circundante constituem um cenário idílico, frequentemente sob o véu do característico nevoeiro da serra de Sintra. Como que saído de um conto de fadas, este lugar faz sonhar todas as gerações dos que por ali passam e que com ele se deslumbram.
Museu de História Natural de Sintra
O Museu de História Natural de Sintra localiza-se em pleno Centro Histórico da Vila Velha de Sintra, na Rua do Paço, num edifício do século XIX, mais concretamente de 1893. Nele, está patente ao público uma exposição de longa duração, cuja génese deu-se nas mãos do colecionador Miguel Barbosa e de sua mulher, Fernanda Barbosa, os quais, durante cerca de 50 anos, reuniram um acervo único composto por milhares de fósseis de valor cultural e científico incalculável.
Aqui pode ver mais de 10.000 fósseis, desde os dinossáurios a rochas vindas do espaço. O serviço educativo oferece uma exposição permanente que demonstra a formação da Terra Primitiva e as mutações sofridas ao longo de milhões de anos das diferentes épocas geológicas.
Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira é um dos mais surpreendentes e enigmáticos monumentos da Serra de Sintra. Com origem no início do século XX, está situada no fim do centro histórico da vila. A arquitetura do palácio, capela e outros edifícios são de estilo neomanuelino e renascentista. Os jardins são um verdadeiro éden e uma verdadeira delícia de descobrir, com os seus recantos repletos de magia e mistério.
News Museum
O NewsMuseum é um museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação situado em Sintra, Portugal. Inspirado no Newseum, de Washington, foi inaugurado nos primeiros minutos do dia 25 de abril de 2016, num evento que contou com a presença do presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa.
Quintinha de Monserrate
Com uma área de cerca de dois hectares, árvores autóctones e uma linha de água, a Quintinha de Monserrate recria uma pequena exploração agrícola, com áreas destinadas a diferentes tipos de plantações e animais, bem como um sistema de energias renováveis que a torna totalmente autónoma do ponto de vista energético. Foi, em tempos, uma pequena exploração rural que serviu o Parque e Palácio de Monserrate, propriedade de que é adjacente.
A antiga casa oitocentista do caseiro proporciona espaços adequados para atividades pedagógicas, tais como uma sala de trabalho com salamandra e uma cozinha com forno de pão que permite reproduzir a atmosfera da cozinha tradicional em ateliês nos quais se utilizam os produtos da quinta.
As plantações incluem zonas de pomar, de hortícolas, de plantas silvestres e de baga, de cereais e de plantas aromáticas. Na envolvente, existe um cercado para cavalos, burros e ovinos, uma coelheira e um abrigo para aves de capoeira. O espaço está ainda dotado de uma zona de piquenique, de um anfiteatro ao ar livre e um celeiro.
A linha de água que atravessa a Quintinha é alimentada pelas nascentes naturais e minas de água da Tapada de Monserrate, constituindo um habitat privilegiado para anfíbios e animais aquáticos. Alimenta, por outro lado, um tradicional sistema de rega por levadas, de elevado valor pedagógico por possibilitar inúmeras abordagens temáticas.
Nesta quinta recria-se o tradicional e pitoresco ambiente agrícola da região. Aqui as crianças podem interagir com animais, ver espécies de cultivo, um celeiro, usufruir da zona de piquenique, e participar em diversas atividades.