Em maio vai poder visitar gratuitamente mais de 30 conventos em Lisboa

14-05-2024

Durante três dias, terá acesso a locais que normalmente estão fechados e que contam histórias surpreendentes da capital. 

A Assembleia da República, o Museu Nacional de Arte Antiga e a Cúria Patriarcal, que já foram Conventos ou Mosteiros, são alguns dos edifícios em Lisboa que vão poder ser visitados gratuitamente, na próxima edição do Open Conventos, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio.

A iniciativa, que começou em 2019, realiza-se pelo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de divulgar o património e a história dos elementos importantes da capital. Dessa forma, a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia, o Quo Vadis e o Instituto de História da Arte da Nova FCSH desafiam várias instituições a abrirem as suas portas, de modo a mostrar locais que originalmente já foram conventos religiosos.

No total, serão cerca de 30 espaços (na maioria dos séculos XVII e XVIII), que convidam todos os interessados a conhecerem o seu interior através de visitas livres, ou guiadas. Cada uma destas visitas terá a duração máxima de uma hora e meia ou duas horas e como o limite máximo de 30 participantes.

Para além dos edifícios mencionados mais acima, este ano, vai poder visitar, por exemplo, os conventos de São Domingos de Lisboa (Alto dos Moinhos), Santos-o-Novo (Santa Apolónia) e Nossa Senhora das Necessidades (Estrela). Terá também acesso a locais que durante o ano costumam estar fechados ao público, como é o caso de vários terraços e miradouros.

Em 2023, a iniciativa contou com cerca de seis mil participantes. Caso se queira juntar a este número, é melhor garantir o seu lugar, uma vez que as vagas esgotam depressa. Pode fazer a reserva através do email culturasantacasa@scml.pt.