Em maio, o Maxime quer ouvir os seus Segredos

06-05-2024

Durante este mês, o emblemático boutique hotel da Avenida vai promover uma série de espetáculos especiais, nos quais o público será convidado a confessar segredos, anonimamente.


Em maio, o Maxime vai dar palco a Secrets, uma agenda de espetáculos dedicados a este tema com o qual o boutique hotel - construído no espaço do mais antigo cabaret lisboeta – tem uma íntima afinidade. Durante este mês, o restaurante do hotel vai albergar shows com uma experiência imersiva, nos quais os convidados serão desafiados a confessar os seus segredos em bilhetes que serão entregues antes de cada espetáculo e que, depois, poderão vir a ser lidos pelos anfitriões dos "Dinner & Show" temáticos, que acontecem todas as sextas. Mas não se alarme: não terá de revelar a sua identidade para participar nesta ação que pretende reconstruir a forma como se apresenta o Maxime, como explica Lúcia Marques, Diretora-Geral do boutique hotel:

"Acima de tudo, queremos que os nossos convidados alinhem num espírito que remonta à génese do Maxime enquanto o lugar das experiências insólitas, que sempre foi. O segredo é algo que, aqui, é mesmo a alma do negócio. Se olharmos ao perfil das pessoas que visitavam o Maxime desde a sua fundação, a liberdade e a extravagância eram tolerados entre estas paredes, e mesmo depois durante o Estado Novo. Tudo isso permitia que se fizessem aqui negócios fora-de-horas e que figuras públicas da altura, que eram alvo de diferentes tipos de escrutínio, pudessem 'desapertar o colarinho'."
"Há 75 anos atrás, quem vinha ao Maxime procurava divertir-se, mas também segredar o futuro, num ambiente que facilitava esse secretismo. Este mês queremos provocar as pessoas a ousarem, a permitirem-se ser quem são sem o receio de serem julgadas, usufruindo desta viagem até aos tempos em que o que acontecia no Maxime, ficava no Maxime",
conclui Lúcia Marques.

No Maxime, o segredo é a alma do negócio

Foi pouco depois da II Guerra Mundial, em 1949, que Lisboa passou a contar com um lugar onde a indiscrição, os atrevimentos e uma certa liberdade de comportamento eram tolerados pelo regime salazarista. Abria portas o Maxime, rapidamente tornado ex-líbris da boémia da cidade. Um luxuoso cabaret com espetáculos de variedades onde artistas, políticos e outras figuras de relevo da sociedade encontravam-se noite fora para viver intensamente o que não era visto como "bom costume" para lá destas portas, vibrando num universo estético que parecia uma combinação dos Loucos Anos 20 das páginas de The Great Gatsbyde F. Scott Fitzgerald e a excitação dos clubes noturnos e casinos de Las Vegas dos anos 50, com Sinatra e o seu Rat Pack. 

"Os limites impostos pelo Estado Novo tiveram sempre alguma transgressão na vida da noite e o Maxime foi um dos centros nevrálgicos dessa condescendência, até por ser frequentado por nomes ligados ao poder", explica o historiador João Macdonald. "Era, inevitavelmente, um lugar de acertos para-institucionais informais e discretos, digamos, paradoxalmente à mistura com a comunidade artística própria, progressista em geral, extensiva ao Parque Mayer ali ao lado, numa altura em que a revista à portuguesa era um espectáculo cheio de subtilezas contra o regime." O investigador, especialista nas primeiras décadas do século XX, sublinha "o que hoje nos parece inesperado: uma espécie ambiente clandestino da alta-roda (a verdadeira clandestinidade, a de resistência à ditadura, não estava ali, claro) envolto em laivos de erotismo, o do palco e, claro, o das acompanhantes de serviço. Atraía todos, inclusive o anterior rei de Espanha, que frequentou o Maxime nos anos 50 e 60".


Maio | Agenda de Espetáculos @ Maxime Restaurante-Bar

Secrets

10 de maio - 20h30
Com Fraulein Margret, Mizz Kat Tigerfell, Lola Herself.

17 de maio - 20h30
Com Vanity Redfire, Véronique Divine, Mr. B Good.

24 de maio - 20h30
Com Vanity Redfire, Véronique Divine, Mr. Oli Ginal.

31 de maio - 20h30
Com Fraulein Margret, Belle Dommage, Mizz Kat Tigerfell.

Amusing Bouche

4 de maio - 20h30
Com Ritto Wanderlust, Vanity Redfire, Véronique Divine.

25 de maio - 20h30
Com Vanity Redfire, Paty Lime, Mizz Kat Tigerfell.

Maxime Cabaret Show

11 de maio - 20h30
Com Vanity Redfire, Sonambul, Mizz Kat Tigerfell, Ritto Wanderlust.

18 de maio - 20h30
Com Vanity Redfire, Francisco Mousinho, Manu de la Roche, Rachel Sapphire.

Mais informações sobre os espetáculos do Maxime aqui.