Saïdia, Marrocos
Imagine 14km de praias de areia branca, delineadas por eucaliptos e mimosas, um mar de azul sublime, um sol generoso e magníficas paisagens… Conseguiu? Chegou a Saïdia, "A Pérola Azul" do Mediterrâneo. Se traduzirmos do árabe para o português, Saidia significa "Pérola Azul". Cidade balnear, no extremo nordeste de Marrocos, olhando para o Mar mediterrâneo, vestido de um luminoso reflexo azul-turquesa, onírico.
Conhecer o extremo máximo do deserto no Sudeste e explorar um lugar de natureza natural: o Oásis Figuig. Ali perto, mesmo ao lado das montanhas Beni Snassen, espera-o um pedaço escondido do paraíso na Terra. E, subitamente, emerge o vale Zegzel com a sua famosa "cave dos camelos", onde a presença humana remonta a 100.000 anos. Praias e oásis, golfe e música, passeios de barco e desportos náuticos, tudo num só destino… É o paraíso ideal.
Saidia, situada na região da planície de Trifa, a leste de Nador, e tem um Verão generoso, num clima semiárido e ideal para o bronze, é um destino em grande crescimento. Ele faz parte da nova geração turística de resorts em Marrocos, devido aos grandes investimentos hoteleiros no setor, que oferecem um serviço de luxo, a preços muito competitivos.
Mas, afinal, o que fazer em Saidia? Além das magníficas praias, que se estendem por 14 quilómetros, num areal dourado de areia fina, embrenhe-se nas ruas estreitas do centro histórico, nas praças e terraços, que se une num ambiente de almedina tradicional; caminhe pelo La Corniche, o "calçadão" marítimo da cidade, explore a Casbá, a fortaleza do século XIX, mandada construir pelo sultão Hassan I; compre, aos domingos, no Zoco, o souk, mercado semanal ao ar livre; faça vela, mergulho ou ski aquático.
Ao fim do dia, quando o ar fica mais suave e a luz mais ternurenta, aprecie a paz da união entre terra e mar e não perca uma caminhada revigorante pela costa.
História de Saïdia
Estima-se que os primeiros habitantes de Saïdia tenham sido nômades que viviam em cabanas ou tendas berberes até que uma mesquita foi construída no povoado em 1548.
No entanto, o local somente começou a ter importância entre os anos de 1881 e 1883, quando o sultão Hassan I mandou construir duas mesquitas e o kasbah (fortificação que fica no centro de uma cidadela), que inclusive ainda está de pé e pode ser visitado até hoje.
A aldeia foi então batizada com o nome de Assaïdia, que significa "cidadela feliz", mas ainda tinha pouquíssimos habitantes. Somente em 1913 que a cidade se tornou um destino popular entre colonizadores europeus que tomaram gosto por visitá-la, fazendo dela uma estância balnear.
Hoje Saïdia é um polo turístico no nordeste de Marrocos, graças a grandes investimentos na cidade que permitiram a criação de uma marina com capacidade para 840 ancoradouros, além de hotéis de 4 e 5 estrelas, campos de golfe, apartamentos residenciais, ou seja, um destino turístico muito bem estruturado.
Assim como os grandes hotéis de outras cidades do Marrocos, como Agadir, por exemplo, os hotéis em frente à praia de Saïdia oferecem inúmeras atividades de lazer como tênis, golfe, spa, talassoterapia, ginásio, entre outras.
Quando Visitar Saidia
Saïdia tem 300 dias de sol por ano e o clima da cidade é muito ameno, com exceção do verão, quando as temperaturas chegam aos 40 °C, embora a média das máximas seja pouco mais de 30°C e da cidade ter um vento constante e moderado para ajudar a refrescar.
Já nos meses de inverno, a temperatura mínima média ronda os 10°C, ainda que possam chegar aos 0 °C.
O volume de chuva anual é de cerca de 400 mm, sendo que a época mais chuvosa acontece entre outubro e março. Já nos meses de julho e agosto quase não há chuvas.