Los Cayos, Cuba

16-01-2024

Os cayos são pequenas ilhas rasas, arenosas, formadas na superfície de um arrecife de coral. Frequentemente alagadiças apresentam-se cobertas de mangue em sua maior parte, e as praias são de baixa profundidade. Em geral ocorrem apenas em ambientes tropicais, sendo comuns no mar das Antilhas e no golfo do México.

Se é certo e sabido que Cuba tem uma infinidade de atrações, seguramente Los Cayos (Os Cayos) são uma das mais extraordinárias. Combinam as maravilhosas praias do Mar das Caraíbas com águas totalmente cristalinas e fina areia branca com uma exuberante natureza de perder de vista durante as suas férias em Cuba.

Os Cayos de Cuba são tão variados que se adaptam a todas as necessidades, fazendo com que possa eleger o que mais interessa para desfrutar ao máximo. Portanto, terá de ter em conta o que oferece cada um deles e o que os torna tão especiais.

Por sua vez, o conhecido Cayo Santa María, ligado pelo Pedraplén à ilha, é o sonho de quem procura relaxar e divertir-se. Dispõe de todo o tipo de serviços e instalações que permitem encontrar o descanso que merece. Além disso, terá de escolher entre uma ampla variedade de atividades, incluindo desportos aquáticos, assim como as típicas praias paradisíacas que espera ver nas Caraíbas que fazem com que seja conhecido como "Rosa Blanca de los Jardines del Rey" (Rosa Branca dos Jardins do Rei).

Cayo Guillermo, também pertence aos incríveis Jardines del Rey, Arquipélago de Sabana-Camagüey, é um verdadeiro paraíso de incomparável fauna e beleza rodeado por uma bela paisagem dunar, pelo que passear por lá não o deixará indiferente. Do mesmo modo, a água cristalina dará a oportunidade de se submergir no maravilhoso fundo do mar, pelo que se gosta de praticar mergulho ou snorkel, não terá tempo suficiente para descobrir todos os encantos naturais.

O último dos ilhéus que compõe o maravilhoso Arquipélago de Sabana-Camagüey é Cayo Coco. É considerado como um parque natural turístico que irá ofrecer tudo o que necessita para que a sua visita seja uma experiencia única. Deste modo, poderá nadar em qualquer uma das praias de sonho, perder-se pelas paisagens e divertir-se com desportos aquáticos, visto que conta com um centro de mergulho próprio.

Cuba não conta apenas com estes pontos turísticos, se o que procura é passar umas férias tranquilas, com os mesmos tesouros que a natureza concede à ilha mas sentindo-se como um privilegiado, pode visitar os ilhéus menos explorados.

O maior de todas estas jóias cubanas é Cayo Largo. No passado, era terra de passagem de piratas e corsários. Hoje em dia, é o lugar perfeito para que aproveite ao máximo a experiência única que viajar a Cuba. Entre recifes de coral, belas praias paradisíacas, algumas delas intocadas, e surpreendentes espécies marinhas, sentirá que de facto existe o paraíso na terra.

No entanto, Cayo Levisa é o destino que não poderá deixar de visitar para descubrir Cuba no estado mais puro. Devido à escassa exploração, alberga uma infinidade de locais intactos que esperam ser descobertos. Por conseguinte, se pretende conhecê-los, terá de planear a sua viagem com tempo e contar apenas com um hotel.

Da mesma forma, na ilha terá a sorte de poder realizar excursões até aos mais escondidos ilhéus, como é o caso do espetacular Cayo Blanco. Nele não se poderá alojar, mas sim aproveitar cada minuto da visita com as atividades que se organizam.

Também, os ilhéus mais exclusivos existem em Cuba, tais como o privilegiado Cayo Ensenachos e outros menos conhecidos mas com as mesmas qualidades que a natureza cubana pode mostrar. Cayo Las Brujas, com o segundo maior recife de coral do mundo; Cayo Saetía, com um ambiente pantanoso; e Cayo Sabinal, com as inúmeras espécies animais, são outros dos destinos a anotar para a sua viagem por Cuba. Ainda assim, estes não são todos os ilhéus que se espalham à volta da ilha, pois uma enorme variedade a rodea e ainda estão por descubrir.