Jordânia

17-09-2023

Jordânia - um lugar onde santuários religiosos e recreação tradicional no mar são combinados com sucesso. Entre as muitas praias do Mar Vermelho, há áreas de cascalho e areia com infraestrutura bem desenvolvida, e a costa do Mar Morto é reservada para resorts termais. 

Mar Morto é conhecido pela sua fácil flutuação. Ao chegar lá, é possível ver as pessoas a tirarem fotos com os pés para cima, quase sempre brincando como se estivesse lendo um jornal ou revista. Essa é uma das imagens mais tradicionais entre os viajantes!

Para se ter uma ideia de como é fácil boiar, é possível ficar de pé na água e não encostar no chão. Ou de barriga para baixo e os pés para cima. É realmente impressionante e super divertido!

A flutuação dá-se por causa da composição da água do Mar Morto. Ela é muito mais salgada do que os mares de oceano (o Mar Morto, ao contrário do que o nome sugere, é na verdade um grande lago). A concentração de sal normalmente é de 35 gramas por litro de água. Já no Mar Morto, são incríveis 300 gramas por litro. Assim, como a densidade da água é muito maior, isso altera a facilidade com a qual um objeto boia. 

Dicas importantes antes de boiar no Mar Morto

Ir ao Mar Morto não é como ir a qualquer praia como estamos acostumados. Pelo fato de a composição da água do Mar Morto ser bem diferente dos mares de oceano, com uma altíssima concentração de sal e de outros elementos, como sais minerais com propriedades medicinais, é importante ter alguns cuidados antes de boiar.

O que levar para visitar o Mar Morto

Antes de qualquer coisa, vá preparado com um saco preparada para passar o dia no Mar Morto da Jordânia, um lugar tão quente e seco – principalmente se for no Verão. Alguns itens são imprescindíveis, como um bom protetor solar e bastante água mineral para se hidratar.

Além disso, não se esqueça de levar toalha, chinelos e roupa de banho. Lembre-se que vai precisar tomar um ducha depois de entrar no Mar Morto, já que é impossível ficar com tanto sal no corpo.

Outro item indispensável é uma boa câmara à prova d'água. 

Cuidados ao entrar no Mar Morto

Um dos cuidados mais importantes é entrar na água com cuidado e lentamente. Nadar, por exemplo, não é uma boa ideia. Mas porque não se pode nadar no Mar Morto?

Pelo fato de a composição da água do Mar Morto ser tão peculiar, ela pode agredir algumas partes mais sensíveis do nosso corpo. Molhar os olhos pode ser super perigoso, assim como beber a água ou deixar que a água entre pelo nariz. 

Melhor época para visitar o Mar Morto da Jordânia

O Mar Morto fica entre a Jordânia e Israel, uma região conhecida pelo clima desértico. O ideal é sempre evitar os meses de temperatura mais extrema. No caso do Verão (de junho a setembro), o calor e o sol escaldante podem ser desconfortáveis num lugar tão seco.


South Beach está localizada na Jordânia, na cidade costeira de Aqaba, na costa do Mar Vermelho. A cidade foi construída em uma área pitoresca, cercada por montanhas. Praias extensas e largas, onde a areia se mistura com conchas e cascalho. No litoral, é possível abrigar-se do sol em espreguiçadeiras à sombra de palmeiras altas. A entrada no mar é inclinada e segura, mas podem ser encontrados rochas e ouriços-do-mar.

Berenice Beach Club é uma praia particular na Jordânia, localizada na cidade portuária de Aqaba, na costa do Mar Vermelho. Berenice não é apenas uma praia, é um complexo balnear, que é representado por uma infra-estrutura desenvolvida em forma de locais de descanso ativo, uma zona de praia, um restaurante, um bar, uma loja de souvenirs, um hotel, piscinas, duches, um WC, bem como um parque infantil à sombra das árvores. 

Praia de Amã - uma das poucas praias públicas da Jordânia, cuja entrada é paga. A praia está situada na cidade de mesmo nome de Amã, na costa do Mar Morto. A localização da praia não é muito familiar para as estâncias balneares. A praia de Amã está situada ao pé de pequenas ravinas, pelo que para descer até ao mar é necessário ultrapassar uma descida de areia dura.