Destinos e Roteiros no Senegal

16-12-2023

O Senegal pode ser um destino de excelência. A TAP tem um voo diário direto Lisboa-Dakar, que demora 3h30m. África é um país muçulmano mas tem uma democracia estável e, em termos de segurança, é bom. Tem praias, tem savana e animais, tem rios, tem o rally Dakar e tem uma capital cosmopolita.


Dakar

Dakar é a capital e uma cidade inevitável no Senegal. Tem, em si só e nas redondezas, uma série de atrativos suficientes para justificar alguns dias de estadia. É uma cidade cosmopolita, com imenso movimento nas ruas e mercados durante o dia e alguns bons restaurantes, bares e casinos para programas noturnos. 


Saly

Saly é uma área de resort à beira-mar na região de Thiès, na Petite Côte do Senegal, ao sul de Dakar. É o principal destino turístico de toda a África Ocidental e tem o estatuto de comuna


Ilha de Gorée

Património mundial da Unesco e também conhecida como a "ilha dos escravos", Gorée é uma atração obrigatória para todos os portugueses. De facto, esta ilha era um dos principais "depósitos" de escravos que seriam depois enviados para servir no novo mundo. O acesso à ilha faz-se a partir do porto de Dakar, em barcos regulares que correm durante todo o dia, com intervalos de 30 minutos ou 1 hora. É um programa para uma manhã ou tarde, pois cerca de 2 ou 3 horas na ilha é o suficiente. Há poucos restaurantes e alojamentos na ilha. 


Ngor

Ngor é uma vila localizada na zona das Almadies, a cerca de 20 minutos do centro de Dakar. O centro e a praia são locais interessantes para passear e observar um pouco da vida local mas a principal atração é a ilha, que fica separada do continente por 400 metros e é acessível por um transporte que se apanha na praia principal. É um excelente passeio para uma manhã ou tarde ou, para quem quiser ficar lá a fazer praia, para o dia todo. Na ilha há restaurantes e também sítios de hospedagem, pelo que se pode perfeitamente passar lá uns dias. 


Lac Rose

O Lago Retba, mais conhecido como o Lago Rosa, deve a sua fama à sua cor, que vai do cor-de-rosa ao roxo, dependendo da intensidade da luz, e também por ser historicamente a etapa final do rally Dakar. É uma lagoa rasa situada a algumas centenas de metros do mar e cercada por dunas. A sua cor deve-se à presença de microrganismos e à elevada concentração de minerais. Dia e noite, há uma intensa atividade de pessoas que trabalham na extração do sal. O contraste do branco do sal com o rosa da água dá fotos lindíssimas! Fica a cerca de 30 km de Dakar e é acessível por estrada, de carro, táxi ou autocarro de turismo. 


Saly Portudal

Saly é o destino da maioria dos turistas que visitam o Senegal e fica a uma distância de Dakar de cerca de 1h20m de carro.. É uma linha de praias agradável e muito agradável, onde existem bons hotéis. A 15 km de Saly fica a Reserva de Bandia, uma reserva onde é possível ver muitas girafas, búfalos, rinocerontes e outros animais. Vale bem a pena, principalmente para quem nunca visitou uma reserva do género. 


Reserva de Bandia

A Reserva de Bandia fica de 15km de Saly Portudal e lá é possível fazer um safari, de forma independente e em carro próprio ou acompanhado de guias. Consegue-se ver muitos animais como girafas, búfalos, rinocerontes, etc. Excelente programa para fazer em grupo.


Mbour

Mbour é uma vila piscatória localizada na Petite Côte, a cerca de 80km a sul de Dakar e depois de Saly. Tem um mercado de peixe mesmo na praia, que vale a pena visitar e bons areais para apanhar uns banhos de sol e dar uns mergulhos. 


Saint Louis

Antiga capital do Senegal e com a aparência de uma antiga cidade provincial, Saint-Louis parece ter parado no tempo com a expansão e ascensão de Dakar. Os Senegaleses referem-se sempre a ela com alguma nostalgia, que é melhor compreendida quando se caminha pelas suas ruas estreitas ladeadas de casas de madeira. A cidade abrange uma porção da Língua de Barbárie e o continente, ligadas pela ponte Faidherbe, uma obra de arte classificada como Património Mundial pela Unesco.


Casamance

Em contraste com o resto do país, a zona Casamance oferece paisagens em perpetua renovação. Savana, mato, floresta, coqueiros, rios e mangues, palmeiras, praias excecionais… Na costa, as praias de areia fina esticam-se desde a Gâmbia até ao Cabo Skirring, um lugar considerado como tendo as praias mais bonitas da África Ocidental. Há vários hotéis espalhados pelas praias, onde o sol é mais intenso e a água mais quente que no norte do país, e escondidos pelo interior dos mangues de coqueiros. A "capital" desta região é Ziguinchor.


As melhores festas e eventos culturais do Senegal 

O Senegal, um país da África Ocidental, está vivo e cheio de cultura e tem muito para oferecer aos turistas. Uma viagem ao Senegal é obrigatória para qualquer pessoa que tenha um interesse passageiro na cultura africana, graças à música distinta do país, à dança e aos festivais vibrantes. 

É um País conhecido como um centro de expressão artística e musical. Muitos dos festivais e feriados do País refletem esta reputação. Aqui, pode encontrar os maiores festivais e eventos culturais que ocorrem anualmente no Senegal: 

Bienal de Dakar

Dak'Art, abreviatura de Dakar Biennale, é uma grande exposição de arte contemporânea que se realiza de dois em dois anos em Dakar, no Senegal. Desde o seu humilde início, em 1990, tornou-se uma das principais celebrações culturais de África. O Ministério da Cultura senegalês organiza a Bienal com o objetivo de sensibilizar a opinião pública internacional para a arte moderna africana.

Pode ver pinturas, esculturas, instalações, espetáculos, fotografias e vídeos na Bienal de Dakar. É apresentada arte de todo o mundo, incluindo África. Uma viagem VIP ao festival levá-lo-á ao marco histórico da Ilha de Goree, reconhecido pela UNESCO. Aí, verá o Museu da Cultura Negra, a Casa dos Escravos, o Lago Rosa, o Touba e a Universidade.

A Bienal de Dakar é mais do que uma simples exposição; apresenta também uma vasta gama de eventos culturais, como projeções de filmes, concertos e conferências que servem de ponto de encontro para artistas, curadores e amantes da arte.

Dakar tornou-se um centro cultural na África Ocidental, em grande parte devido à influência do festival no panorama da arte moderna africana. Também ajudou a divulgar a arte africana contemporânea e incentiva a harmonia de diferentes perspetivas.

Festival de Jazz de Saint Louis

Saint Louis, no Senegal, acolhe o festival anual de música, o Saint Louis Jazz Festival (ou o Saint Louis Jazz Festival at the Desert). Tendo começado como um pequeno evento em 1993, tornou-se uma das principais celebrações de jazz em África. Este festival de vários dias apresenta os talentos de músicos de jazz de todo o mundo e da cena local.

As praças públicas, os centros culturais e as estruturas históricas de St. Louis são apenas alguns dos locais onde o festival decorre. Durante o festival, as pequenas ruas ecoam os belos sons dos ritmos africanos, gospel, funk e blues até altas horas da madrugada.

Os concertos não são a única coisa que acontece neste festival; há também workshops, masterclasses e eventos culturais planeados para os participantes. O Festival de Jazz de Saint Louis tem sido fundamental na divulgação do jazz em toda a África, particularmente no Senegal.

Saint Louis é Património Mundial da UNESCO graças à sua arquitetura colonial, à sua próspera cena musical e ao seu distinto legado cultural, o que contribuiu para o crescimento do turismo cultural. Se quiser viver a festa sem perder nada, os serviços de transporte podem ser o seu melhor amigo.

Festival de Abene

A comunidade de Abene, na região de Casamance, no sul do Senegal, organiza todos os anos o Festival de Abene como uma celebração cultural. A música e a dança desempenham um papel proeminente no evento, honrando as muitas culturas diferentes que compõem a área. Artistas de todo o Senegal e do resto da África Ocidental reúnem-se para este festival de vários dias.

Por vezes, é possível ver artistas que misturam ritmos tradicionais com formas de música mais contemporâneas, como o reggae e o hip-hop. O festival também inclui peças de teatro, narração de histórias, exposições de artes e ofícios, música e espetáculos de dança. Também estão disponíveis para os visitantes workshops e conversas sobre temas como a vida ecológica e a medicina alternativa.

A vibração amigável e alegre do Festival Abene é o que atrai pessoas de todo o mundo. O evento reúne as pessoas para honrar a história e as tradições da região de Casamança. Também ajuda a educar o público em geral sobre a vasta gama de culturas africanas.

Festa da Diáspora de Goree

Todos os anos, turistas e visitantes de todo o mundo reúnem-se na ilha de Goree, ao largo da costa do Senegal, para o Festival da Diáspora de Goree. O festival incentiva a compreensão e a apreciação cultural, celebrando as tradições da diáspora africana. Espetáculos de música e dança, exposições de arte, seminários e conferências são apenas alguns dos eventos que decorrem no festival.

Uma atração única deste evento é a cerimónia da "porta sem retorno". Esta cerimónia presta homenagem aos milhões de africanos que foram raptados da sua nação e escravizados contra a sua vontade. A ilha de Goree teve um papel crucial no comércio transatlântico de escravos e, atualmente, um dos objectivos do festival é chamar a atenção para este capítulo da história da ilha.

A ilha de Goree, agora Património Mundial da UNESCO, é um local de cura e comemoração para os descendentes de africanos em todo o mundo. O Festival da Diáspora de Goree celebra a força e a originalidade das culturas africanas e procura aumentar o conhecimento público e a apreciação do seu património comum.

Dia da Independência do Senegal

A 4 de abril, o Senegal assinalou a sua declaração inicial de independência de França como membro da Federação temporária do Mali. Por isso, o dia é conhecido como Dia Nacional ou Dia da Independência. Trata-se de um feriado de duas semanas em que a maior parte dos senegaleses tira folga do trabalho para passar tempo com os seus entes queridos. As celebrações e comemorações deste dia realizam-se em todo o país.

Para o povo senegalês, este dia é importante porque simboliza a sua independência e soberania nacional. É um momento para homenagear as pessoas que lutaram pela liberdade desta nação e regozijar-se com tudo o que ela se tornou. Em honra deste feriado, os cidadãos senegaleses hasteiam a sua bandeira e vestem-se com trajes nacionais.

Um desfile em Dakar, a capital do Senegal, apresenta forças militares, funcionários do governo e crianças em idade escolar que executam danças e músicas tradicionais. As maiores marchas do Dia da Independência no Senegal incluem guardas de cor e equipas de treino das forças armadas e da polícia do país. São também comuns os concertos, exposições e mostras de artes visuais e performativas.

Para os turistas e forasteiros, navegar pelas festividades pode não parecer fácil. No entanto, hoje em dia, os serviços de transporte tornaram-se bastante comuns e úteis a este respeito. Serviços de transporte como o Senegal Shuttle fornecem-lhe o melhor transporte, excursões e até serviços de motorista para que possa viajar pelo Senegal confortavelmente e com estilo.