Marrocos

07-12-2024

Casablanca, a energia da modernidade

Artérias revestidas de palmeiras, grandes edifícios comerciais e o Oceano Atlântico que se abre para o mundo: Casablanca é o pulmão económico de Marrocos, uma metrópole borbulhante que está constantemente em alerta.

Infra-estruturas modernas misturam-se com bairros encantadores, entre o património árabe-muçulmano e os legados do período colonial. Descubra todas as nuances: dê um passeio na medina, uma das mais recentes de Marrocos, caminhe pelo centro e seus edifícios art-deco, junte-se à mesquita Hassan II, uma maravilha da arquitetura construída sobre a água.

Deixe-se levar pelo lado festivo da cidade. Aproveite a cornija, seus clubes e festivais também: o Festival de Casablanca, Jazzablanca ou Tremplin L'Boulevard.

A linha costeira é delimitada por praias equipadas para o seu conforto. No local, mergulho, jet-ski ou náutica são atividades que tornarão a sua estadia mais agradável.

Em Casablanca, não se vai aborrecer! Entre a cultura e o relaxamento, a cidade branca definitivamente não falta em atrações.


Rabat, uma capital moderna mergulhada na História

Rabat é uma cidade cultural mergulhada na história. Muitas obras-primas decoram as suas ruas e praças. Visite o Kasbah des Oudayas: uma silhueta majestosa e formidável suavizada pelos jardins circundantes. Não muito longe dos muros sobem os muros do Chellah, uma necrópole do tempo das Merinídeas. Atravessar os muros é como entrar em outro mundo: você caminha entre vestígios antigos, entre jardins e cegonhas.

Rabat é também uma capital moderna e eco-responsável que dá orgulho aos espaços verdes. Existem parques, como o jardim de testes botânicos ou o Jardim Exótico de Bouknadel, a poucos quilómetros da cidade. E Rabat também é parcimonioso com o seu litoral: nas margens do Oceano Atlântico, possui quilômetros de praias desenvolvidas que levam à vizinha Casablanca.

Moderno também pelas suas infra-estruturas e festivais que participam no seu conforto e na animação da capital. Aeroporto, elétrico, centros comerciais, cafés e restaurantes, todas as comodidades estão ao seu alcance. Finalmente, há a música que Rabat celebra como nenhuma outra: Mawazine, Jazz au Chellah e muitas outras enchem a atmosfera com sons e ritmos de todo o mundo!

Rabat é tudo isto, uma cidade onde os tesouros do passado esfregam os ombros com as realizações mais modernas e amigas do ambiente! 


Marraquexe

Entre tradição e modernidade, Marraquexe é a promessa de sensações incomparáveis. Percorrendo a praça Jemaa El-Fna e os souks com as suas cores cintilantes e cheiros orientais, a cidade vermelha responde ao seu desejo de mudança de cenário com um estalar de dedos. Passeios de carroça puxados por cavalos, terraços ensolarados, artistas itinerantes e outras atividades diurnas e noturnas pontuarão a sua estadia em Marrocos.

Poderá admirar toda a riqueza arquitetónica da Medina visitando um dos seus muitos riads, pequenos palácios orientais organizados em torno de um pátio central, ou poderá recarregar as suas baterias no Menara, um vasto jardim com uma bacia emblemática da cidade. Para Marraquexe deixa a escolha para os seus visitantes, aproveitando a sua incrível diversidade. Basta deixar as muralhas para se imergir no Marrocos contemporâneo. Os bairros de Guéliz e Hivernage oferecem as mais modernas infra-estruturas, boutiques de luxo e lojas de pronto-a-vestir internacionais, bem como avenidas largas e arejadas; tudo isto de acordo com o carácter único de Marraquexe.

Sinal de uma crescente efervescência económica, são também lugares festivos e culturais com a presença do Palais des Congrès e do esplêndido Théâtre Royal. Desfrute de Marraquexe à noite, assumindo os muitos locais temáticos, clubes da moda e noites tradicionais que refletem a alegria de viver dos seus habitantes.


DICAS DE VIAGEM

Língua: A língua oficial é árabe, nas regiões mais urbanas fala-se também o francês e, no Norte do país, o espanhol. O inglês é falado nos locais mais turísticos.

Religião: Islão

Diferença horária: Mesmo horário que Portugal

Clima: Clima temperado mediterrânico no Norte e Centro e semiárido e desértico no Sul

Cuidados de Saúde: Nenhuma vacina é obrigatória, mas é aconselhável estar imunizado contra a hepatite A e B, a febre tifoide

Telecomunicações: As redes fixa e móvel de telecomunicações são boas. A utilização da rede móvel poderá, no entanto, estar associada a taxas de roaming.

Moeda: A moeda marroquina é o Dirham, O cambio deverá ser feito em agências de câmbio oficiais ou na receção do hotel. O recibo da operação de câmbio é indispensável para no final da estadia, reconverter dirhams.

Regime de Entrada: Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias de turismo até 90 dias necessitando de passaporte válido. A apresentação de passaporte válido (6 meses após a data de regresso) é obrigatória, incluindo para viagens de grupos organizados.