Sófia, Bulgária

19-10-2023

A Bulgária é um País do Sudeste da Europa. Situado nos Balcãs, na costa do mar Negro, abrange uma área de 110 910 km2. A Bulgária está limitada pela Roménia, a norte; pelo mar Negro, a leste; pela Turquia, a sudeste; pela Grécia, a sul; pela Macedónia, a sudoeste, e pela Sérvia, a oeste. 

Sófia é a capital da Bulgária, uma nação dos Bálcãs. Ela fica a oeste do País, abaixo da montanha Vitocha. Os monumentos da cidade refletem mais de 2.000 anos de história, que incluem a ocupação grega, romana, otomana e soviética. A Igreja medieval de Boiana tem afrescos do século 13. Construída pelos romanos no século 4, a igreja em rotunda Sveti Georgi tem uma decoração medieval e otomana que data do século 10.  

Sófia é uma cidade jovem e moderna – embora seja uma das mais antigas da Europa – com imensos locais históricos.

Além de arquitetura da era soviética, encontrará algumas das melhores razões para viajar para a Bulgária, incluindo ruínas romanas, parques, museus e teatros.

A maioria dos principais locais de interesse estão localizados a curta distância uns do outros e é muito fácil passar 24 horas em Sófia. A zona central é compacta e aí irá explorar edifícios religiosos de todas as crenças, história da Segunda Guerra Mundial e um legado comunista.


O melhor roteiro de Sófia

Palácio Nacional da Cultura

É no Palácio Nacional da Cultura que se realizam exposições ou concertos. E é à porta deste local que se pode tirar a típica selfie com as letras "SOFIA" como pano de fundo.

Parque Borisova Gradina

O Parque Borisova Gradina está dividido em três secções, sendo que cada uma foi idealizada por três pessoas diferentes. Neste parque pode ver-se a Torre de televisão, um impressionante edifício que serviu de sede para as primeiras transmissões da televisão nacional da Bulgária nos anos 50 e 60.

Nas noites de Verão é comum haver no Parque Borisova Gradina espectáculos musicais gratuitos e no Outono, o local apresenta um bonito colorido devido às muitas árvores que o povoam. Um excelente local para descansar no roteiro de um dia em Sófia.

Catedral Alexander Nevsky

A Catedral Alexander Nevsky foi construída em estilo neo-bizantino e é uma das imagens de marca de Sófia. Construída em homenagem a S. Alexander Nevsky – e antes uma das maiores igrejas ortodoxas da Europa – a catedral é um símbolo importante do passado da Bulgária.

O templo foi construído em homenagem ao imperador russo Alexandre II, também conhecido como czar – "o libertador", cujo exército libertou a Bulgária do domínio otomano em 1878. O reflexo das cúpulas douradas atrai a atenção, mas este é um lugar tranquilo para passar alguns momentos na cidade.

Museu Nacional de História

O Museu Nacional de História de Sófia expõe obras com milhares de anos. Os objetos, repartidos por várias salas, representam eras distintas, da Idade Média ao Império Búlgaro, sem esquecer o domínio otomano e o renascimento nacional da Bulgária no século XVIII. É um dos locais mais interessantes de Sófia.

Teatro Nacional Ivan Vazov

Embora existam outros teatros, o Teatro Nacional Ivan Vazov é o mais importante da capital da Bulgária, além de ser o mais antigo. Os arquitectos Helmer & Fellner, foram os responsáveis pelo design do teatro em 1909.

A relevância do Teatro Nacional Ivan Vazo é tal que o edifício até aparece em algumas notas bancárias da Bulgária. É, no entanto, mais popular devido às suas produções teatrais e espetáculos de ópera. Se quiser ver algum espetáculo, compre os bilhetes com antecedência, pois a capacidade do teatro é de pouco mais de 700 pessoas.

Sinagoga de Sófia

Sófia tem a maior sinagoga da região dos Balcãs e a terceira maior da Europa, tendo sido construída para a considerável população judaica de Sófia em 1909. O templo consiste num edifício com uma abóbada central e uma sala de oração com forma octogonal. O lustre principal pesa duas toneladas e é o maior da Bulgária. A Sinagoga de Sófia tem capacidade para 1170 lugares.

Igreja de Sveta Petka

A Igreja de St. Petka dos Seleiros é uma igreja ortodoxa búlgara medieval. É um pequeno edifício de uma só nave escavado parcialmente no chão, localizado no centro de Sófia. A igreja está localizada na passagem subterrânea entre a Loja Central de Departamentos (TZUM) e o hotel Sheraton, junto à entrada da estação de metro Serdika.

8 Igreja Russa (Sveti Nikolay Mirlikiiski)

A Igreja Russa de Sófia foi construída no local de uma mesquita destruída após a libertação da Bulgária do domínio otomano. É conhecida como a Igreja de São Nicolau, na avenida Tsar Osvoboditel. A igreja foi declarada monumento cultural e ainda está operacional, tendo os últimos restauros sido pagos pelo governo russo.


Outros locais para visitar em Sófia

  • Museu de Arte Socialista
  • Mercado de Antiguidades
  • Jardim Knyazheska
  • Igreja de S. Nedelya
  • Museu Nacional de História Militar
  • Parque Vrana

Melhor altura para ir para Sófia

A melhor altura do ano para visitar Sófia é entre Abril a Junho e entre Setembro e Outubro, pois o clima é agradável e os preços mais baixos. No entanto, Agosto até pode ser uma excelente opção, pois muitos búlgaros vão para os resorts de praia e a cidade fica meio deserta.

O Inverno é temporada baixa em todo o país, mas continua a ser uma boa altura para viajar para Sófia – se for fã de desportos de neve. Até porque tem a Montanha Vitosha a poucos minutos de distância.