Helsínquia, Finlândia
E o país mais feliz do mundo é… a Finlândia, pelo sexto ano consecutivo
De acordo com o relatório anual das Nações Unidas "World Happiness Report", a Finlândia é novamente o país mais feliz do mundo. O segredo da felicidade finlandesa tem sido debatido pelo mundo desde que o país foi nomeado pela primeira vez, em 2018. Ainda sem uma conclusão, os cidadãos locais acreditam que tudo se deve a quatro elementos: natureza, estilo de vida, comida e sustentabilidade.
Em segundo e terceiro lugares ficam outros dois países nórdicos, nomeadamente Dinamarca e Islândia, respetivamente. O top 10 completa-se com Israel, Países Baixos, Suécia, Noruega, Suíça, Luxemburgo e Nova Zelândia.
Já Portugal, que figurava no 34º da tabela, cai este ano para o 56º, o que se traduz num menor nível de felicidade sentido pelos portugueses. E no fim da lista, em 109º lugar, surge a Nigéria como o país menos feliz de todos os analisados, precedido do Paquistão (108º), do Gana (107º), da Turquia (106º) e da Namíbia (105º).
Helsínquia, capital da Finlândia, fica situada no sul do país. Fica numa península no Golfo da Finlândia. A sua avenida central, Mannerheimintie, é ladeada de instituições como o Museu Nacional, que traça a história finlandesa desde a Idade da Pedra, além do imponente prédio do Parlamento e do Museu de Arte Contemporânea Kiasma. Da Catedral Uspenski, feita de tijolos vermelhos, avista-se um porto.
Helsínquia é considerada a maior cidade do país; impressiona pela educação dos habitantes e pela qualidade de vida.