Colónia, Alemanha

24-08-2024

Colónia, uma cidade com 2000 anos que se estende ao rio Reno na Alemanha ocidental, é o centro cultural da região. A Catedral de Colónia, com dois pináculos, um ponto de referência da arquitetura gótica tardia situado no centro da cidade velha reconstruída, é também conhecida pelo relicário medieval em ouro e pelas vistas deslumbrantes para o rio. O Museu Ludwig, adjacente, exibe arte do século XX, incluindo diversas obras-primas de Picasso, e o Museu Romano-Germânico alberga antiguidades romanas.

Os Mercados de Natal de Colónia são dos mais antigos na Europa e surpreendem pela sua encantadora beleza, juntando-se à atmosfera de alegria e união que se faz sentir pelas ruas desta imponente cidade alemã.
Todos os anos, o centro histórico da cidade acolhe uma parte daquele que é um dos maiores eventos locais - os Mercados de Natal. As avenidas que ligam a Rathaus à Catedral são completamente decoradas e iluminadas e diversas barraquinhas espalhadas por todo o lado vendem desde especialidades gastronómicas a peças de artesanato. Apesar de todos eles serem cativantes, o mais famoso é o Weihnachtsmarkt auf dem Alter Markt. Aqui, para além das típicas barraquinhas e as iluminações de Natal, terá ainda à sua disposição uma pista de patinagem no gelo, uma pista de curling, carrosséis para os mais pequenos e bares que se assemelham às casinhas de montanha dos lenhadores.

Os mercados de Natal na Alemanha são conhecidos pelo seu estilo medieval e os seus funcionários fazem questão de se vestir a preceito - uma autêntica viagem no tempo para aqueles que aqui vêm! Uma curiosidade do mercado de Alter Markt é o facto de haver gnomos por toda a parte. Isto não é de estranhar - reza a lenda que, em tempos distantes, os gnomos eram considerados os empregados domésticos dos locais e para os homenagear pelos seus excelentes serviços prestados, a cidade de Colónia criou um mercado dedicado a estes seres mitológicos. Entre neste conto de fadas e passe momentos únicos com a sua família, com uma caneca de vinho quente na mão e um Reibekuchen - um pastel feito de batata, farinha e cebola - na outra!