Carcassonne, França
Com mais de 2.600 anos de história, Carcassonne é a maior cidade medieval fortificada da Europa e um dos destinos mais visitados de França. Localizada no sul do País, é uma verdadeira relíquia da Idade Média, visitada por milhares de turistas todos os anos e declarada Património da UNESCO desde 1997.
É dentro das suas muralhas que se esconde a sua maior atração: o Castelo Comtal, construído em 1150 sobre as ruínas de uma fortaleza romana. Serviu, em tempos, como casa senhorial, residência do rei de França, espaço militar e até mesmo de prisão, antes de se transformar num monumento nacional aberto ao público.
Quanto ao nome da cidade, há quem diga que venha do romano Cárcaso, mas os locais preferem acreditar na história da Dama de Carcas. Reza a lenda que Carlos Magno cercou a cidadela desta dama sarracena, achando-a desprovida de soldados. Contudo, Carcas distribuiu pelas torres e muralhas bonecos feitos de palha, como se estivessem prontos para o combate.
Com medo, Carlos Magno, desanimado com o enorme exército, terá dito: "Sire, Carcas te sonne" ("Senhor, Carcas vence-te"). E assim surgiu o nome da cidade de Carcassonne — e nunca foi tão fácil conhecê-la.