Locke de Santa Joana

O Locke de Santa Joana, localizado no coração de Lisboa, é um hotel que resulta da transformação do antigo Convento de Santa Joana, datado do século XVII. Este projeto de reabilitação converteu o convento num aparthotel moderno, mantendo elementos históricos e integrando-os com design contemporâneo.
O hotel dispõe de 370 unidades de alojamento, incluindo apartamentos, quartos de hotel, penthouses e suítes, distribuídas por nove pisos. Além disso, oferece amplas áreas sociais, como espaços de coworking, salas de eventos e reuniões, um museu, terraço com sundeck e piscina exterior.
Os quartos, desenhados pela Post Company, são lúdicos e combinam fragmentos arquitetónicos históricos com confortos contemporâneos em tons naturais e materiais tácteis. O grupo optou por privilegiar o uso de tecidos locais, cerâmica e acabamentos em pedra, todos eles materiais essencialmente portugueses. Nos meses de Verão, um dos destaques do novo hotel é o incrível jardim e a piscina exterior, escondida no coração de Lisboa e rodeada de espreguiçadeiras.
A oferta gastronómica expande-se por múltiplos espaços, incluídos bares e restaurantes onde predominam os produtos frescos locais. Um deles é o Spiritland, que se inspira sobretudo na cultura dos bares de música japoneses, onde "os álbuns são ouvidos na íntegra e com grande reverência". O bar, que fica no piso −3 do hotel, dispõe de 50 lugares e a carta apresenta 14 cocktails de autor, que incluem influências tanto portuguesas como internacionais.
A história do Locke de Santa Joana
Em tempos foi conhecido como o convento de Santa Joana, que pertenceu à Ordem dos Pregadores. Datado de 1699, no século XVII, tinha na sua origem uma igreja, casario e oficinas, mas passou por várias obras após o terramoto que devastou Lisboa, em 1755. O convento acabaria por ser extinto em 1890, após a morte da última religiosa, mas o edifício manteve-se a funcionar e recebeu a instalação do Arquivo da Fazenda Nacional e da Comissão dos Monumentos Nacionais.
Volvidos quatro séculos, renasce como o primeiro hotel do grupo Locke em Lisboa. O grande destaque continua a ser o convento histórico, que se ergue no centro da propriedade.
Em janeiro de 2025, o Locke de Santa Joana foi distinguido pela revista britânica Wallpaper* com o prémio de "Melhor Abertura" nos Wallpaper Design Awards, reconhecendo-o como uma das melhores inaugurações do ano no setor hoteleiro.